sábado, 7 de maio de 2011

Como desenhar olhos de mangá

Olá você que está visitando meu blog.Agradeço e espero que você possa tirar algum proveito dele.Nessa postagem tento passar de maneira clara e direta o que você deve observar ao desenhar olhos de desenhos japoneses.Vamos lá!

Antes de desenhar qualquer coisa que seja você deve definir uma forma geométrica, ou forma básica, daquilo que você pretende desenhar.E lembre-se, você não deve tentar fazer o desenho já finalizado, pois obterá péssimos resultados.Sempre trace antes um esboço.

Bom, como estamos tratando de olhos, escolhi a forma geométrica abaixo para todos os exemplos.
Veja como o olho se encaixa perfeitamente nela.


Cabeça de frente

Vamos começar com a cabeça vista de frente.
Cabeça de frente
Dificilmente você terá que desenhar um olho só.Então vamos estudar o par de olhos.Apenas a forma geométrica não é suficiente para o nosso esboço.Vamos ter que fazer um retângulo e dividi-lo em três partes e aí colocar a forma básica dentro.Lembre-se que a distância entre um olho e outro é de um olho, por isso as três partes são iguais.E também vamos traçar uma cruz ao centro para que se perceba a posição do rosto.Esse esquema de esboço será usado nos outros exemplos.


Trace os detalhes, depois apague o esboço e reforce as linhas como no exemplo.


Cabeça um pouco para o lado

Nesse próximo exemplo, vamos ver como ficam os olhos quando a cabeça gira um pouco para o lado.

Giro para o lado
A sequência para se desenhar os olhos com cabeça virada para o lado é a mesma.Porém, vão aí alguns detalhes a serem observados.Primeiro trace um retângulo e divida-o em três partes, porém essas partes não serão do mesmo tamanho.A parte que corresponde ao olho mais próximo (a) fica um pouco estreita.O espaço entre os olhos (b) já não é mais de um olho, fica um pouco menor do que "a".E o olho mais distante (c) fica mais estreito ainda.Perceba.
E as divisões vão ficando mais estreitas conforme a cabeça vai girando para o lado.


Repare agora na linha vertical que forma a cruz.Perceba que ela já não fica mais exatamente no meio dos dois olhos.Ela se desloca para a direita conforme a cabeça gira.É importante que você reparar nisso porque é a partir dela que traçamos o nariz.


Finalize como o exemplo.


Cabeça para baixo e para cima

Aqui veremos como desenhar os olhos com a cabeça abaixda e levantada.
Cabeça para baixo e para cima

O mais importante  de se perceber no esboço é que o retângulo que fizemos para os exemplos anteriores sofrerá uma  curvatura para baixo ou para cima.E a altura dos olhos diminui um pouco também.Veja:


Fica assim.


Cabeça para baixo, para cima e para o lado

Para baixo para cima e para o lado
Aqui vamos fazer uma combinação dos exemplos anteriores.Você deve juntar aqui tudo o que foi explicado nos exemplos anteriores.


Finalizado:


Cabeça de perfil

 E por último vamos ver aqui como desenhar o olho de perfil.

Cabeça de perfil


Aqui já é mais fácil.O esboço é bem simples.Quando olho está de perfil ele adquiri uma forma triangular.Não há segredo aqui.




Concluindo, eu tentei passar aquilo que eu considero mais importante para se desenhar olhos no estilo japonês.Você tem que treinar todas essas posições varias vezes.Tem que desenhar bastante.E também praticar o desenho de olhos com vários formatos diferentes.

Espero mesmo que esse post possa te ajudar pelo memos um pouco.
Até o próximo.